Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Deficiente físico e mental.

Motoristas ocupam vagas de deficientes em Caxias do Sul

De 30 pontos visitados na quinta-feira, 10 tinham carros estacionados Mesmo com vagas exclusivas, deficientes passam dificuldade para estacionar nas  ruas do Centro. As 62 vagas disponíveis na Zona Azul para 580 cadastrados são ocupadas também por outros motoristas. O Pioneiro visitou 30 pontos entre as 14h30min e as 16h30min de quinta-feira. O saldo: 22 vagas ocupadas, 10 irregularmente e 12 com carros que tinham a credencial. As outras 8 estavam disponíveis.

A professora de educação física Anelise Lautert, 50 anos, sofre para estacionar sempre que transporta o irmão, Everton, 40, portador de deficiência física e mental. Um dos pontos mais frequentados por eles fica na Rua Bento Gonçalves, entre a Marechal Floriano e a Garibaldi. É ali que ficam consultórios médicos e laboratórios. Não raro, Anelise encontra a vaga ocupada por motoristas sem o adesivo comprovando a deficiência. Na tarde de quinta, não foi diferente.

— Onde centraliza o comércio e os serviços, o estacionamento é um problema. Quando não encontro, tenho de estacionar em entrada de garagem para descer o Everton e procurar vaga mais adiante, ou pagar estacionamento — relata.
Reportagem do Jornal o pioneiro, Caxias do Sul RS

Taxistas ocupam vagas de deficientes em supermercado
Do 4º PODER
Por Aldir Dantas

Na edição de quarta-feira (4), o jornal e o portal O Quarto Poder publicaram matéria de capa, abordando a falta de  vagas especiais para idosos em estacionamentos públicos e privados de São Luís.
Na reportagem, citamos unidades dos supermercados Mateus, Silmar, Maciel e alguns shoppings da capital que desrespeitam o Estatuto do Idoso, que regulamenta 5% das vagas de estacionamentos públicos ou privados para condutores idosos.
Apenas o Rio Anil Shopping se manifestou sobre a reportagem. A assessoria de imprensa do centro comercial entrou em contato com nossa redação, contestando a matéria jornalística e afirmando que o estacionamento do shopping disponibiliza mais de 60 vagas especiais para condutores idosos.
Falta fiscalização -
No caso das redes de supermercados, algumas lojas das empresas citadas na matéria, até apresentam as vagas para idosos e deficientes nos estacionamentos, entretanto, não há uma fiscalização para coibir o uso indevido do espaço reservado.
Pessoas com idade bem inferior a 60 anos usam as vagas dos idosos, com muita tranqüilidade, sem medo de punição, já que não existe fiscalização por parte dos estabelecimentos e muito menos da SMTT – Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes. O mesmo acontece com as vagas destinadas a condutores portadores de deficiência física.
O alerta foi dado pelo blog do jornalista Aldir Dantas (blog.oquartopoder.com/aldirdantas), na sexta-feira (6).
De acordo com Aldir, há casos em que taxistas afrontam até as pessoas que chamam atenção deles por desrespeito a ocupação do espaço.
O blog do jornalista publicou a foto de um táxi na vaga de  estacionamento destinada a deficientes, na loja dos supermercados Bom Preço, na Avenida Kennedy.
O problema está a merecer uma atenção especial do Ministério Público e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, observando aos estabelecimentos comerciais uma fiscalização para o problema.

Carros oficiais ocupam vagas de deficientes no estacionamento do Planalto

O exemplo negativo de autoridades federais às leis ocorre muito próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seus ministros. O fotógrafo da Folha Alan Marques flagrou nesta quarta-feira dois carros oficiais parados em duas vagas destinadas às pessoas com deficiência, no estacionamento principal do Palácio do Planalto.
Alan Marques/Folha Imagem
Fotógrafo da Folha flagra carros oficiais estacionados em vagas para deficientes
Fotógrafo da Folha flagra carros oficiais
estacionados em vagas para deficientes

Os veículos de placas JIC 1255 e JHX 9587, de Brasília, prestam serviço para o Instituto Chico Mendes.
Nem as placas informativas –indicando que aquelas vagas são especiais– e a reprodução da mesma ordem com a imagem de um cadeirante no asfalto inibiram a ação dos responsáveis pelos automóveis estacionados nos locais proibidos.
Os automóveis ficaram estacionados nas vagas durante toda a manhã de hoje à espera de seus ocupantes. Como os automóveis estão a serviço do governo, não dispõem de placas informativas sobre a quem pertencem. Apenas autoridades federais fazem uso deste tipo veículo.                                                                                                                                                                                                          Deficientes ocupam poucas vagas no mercado de trabalho
julho 25, 2011 por Equipe 
Lei que dá direito a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho completa 20 anos. A lei diz que as empresas com mais de 100 funcionários, precisa destinar de 2 a 5% das vagas para as pessoas com deficiência.
Mas em muitos casos, há falta de oportunidade nas empresas. Apesar disso, algumas entidades contam a lei para incluir os jovens no mercado de trabalho.
É o caso da APAE de Cascavel que conta com 488 alunos matriculados e oferece cursos profissionalizantes para aqueles que têm condições de ser inseridos no mercado de trabalho. Todos os meses empresários solicitam à escola encaminhamento de trabalhadores, mas a indicação esbarra no medo da família em perder o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social à pessoa com deficiência.

O Benefício de Prestação Continuada é um recurso garantido pela Seguridade Social às pessoas que não tem condições de sustentabilidade financeira. O medo dos familiares é a perda do emprego do filho ou filha (portadora de deficiência), já que o benefício cessa quando é oportunizado o emprego.
Precisamos  conscientizar as empresas da necessidade deste tipo de contratação porque só assim podemos garantir aos cidadãos, sejam eles deficientes ou não, o mesmo direito de crescer profissionalmente.



Poucas empresas preenchem o quadro de funcionários com portadores de deficiência
Poucas empresas preenchem o quadro de funcionários com portadores de deficiência

Após  ler, deixe seu comentario com sua visão sobre este assunto obrigado, Roger dos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário